Você está em Informei > Dicas > FGTS – Saldo, Cálculo e Consulta

FGTS – Saldo, Cálculo e Consulta



Atualmente os trabalhadores podem contar com inúmeros benefícios trabalhistas, esses benefícios são oferecidos com a finalidade de oferecer uma maior tranquilidade financeira a esse profissional. Existem vários benefícios que são oferecidos aos trabalhadores, alguns vinculados ao INSS e outros que são gerados somente com os vínculos trabalhistas. Trata-se de benefícios pagos anualmente e outros pagos durante uma determinada etapa entre alguns anos, como no caso do FGTS também conhecido como fundo de garantia.

FGTS

O que é e como funciona o FGTS?

O FGTS é basicamente uma poupança para o trabalhador, cujos depósitos são feitos mensalmente pelo próprio empresário. A instituição responsável por cuidar dos depósitos e também por repassar o benefício é a Caixa Econômica Federal, instituição que cuida de todos os benefícios repassados aos trabalhadores da modalidade CLT. Sua forma de funcionamento é simples, todo o mês é descontado um determinado valor de seu salário, esse valor por sua vez é voltado para pagamento de benefícios e uma parte é destinada para depósito referente ao FGTS.

Esse benefício não pode ser sacado quando o profissional bem entender, existem etapas que podemos chamar de “ciclos”, onde o trabalhador terá o direito de receber todo o seu benefício. Somente trabalhadores com carteira assinada recebem esse tipo de benefício, como trata-se de depósitos é possível tirar um pequeno extrato onde o trabalhador consegue informações de todos os depósitos feitos e qual é seu saldo atual. A liberação dos valores também pode ser visto através da Internet, o site aponta quais os valores já podem ser sacados.

Consulta e Saldo do FGTS

Como não poderia ser diferente, a Caixa Econômica Federal também é a responsável por oferecer esse serviço. Para que possamos fazer a consulta do FGTS será necessário ter em mãos o número do PIS e também é preciso cadastrar uma senha de acesso, lembrando que essa senha não é a mesma do Cartão Cidadão. Para efetuar o cadastro da senha acesse o site oferecido pela Caixa através do endereço eletrônico https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp, clique no botão “cadastrar senha” e faça todos os passos corretamente para adquirir sua senha de acesso.

Ainda no site indicado acima, volte a página inicial e preencha o primeiro campo com o número de seu PIS e o segundo campo com a senha que acabou de registrar. Preenchendo tudo corretamente clique no botão “serviços ao cidadão”, nesse momento será feito uma análise nas informações digitadas e o usuário será transferido para uma página onde poderá ser feito a consulta de todos os seus benefícios, inclusive fazer consulta de saldo FGTS.

Cálculo do FGTS

O cálculo do FGTS é feito da seguinte maneira. Pega-se o valor do salário do funcionário, multiplica-se pela porcentagem de 8% e então teremos o valor a ser descontado do funcionário e depositado na sua conta do FGTS. Com este valor em mãos, multiplica-se pelo número de meses trabalhados, onde o resultado encontrado, será o valor do fundo de garantia aproximado, disponível para saque após o término do contrato de trabalho. Lembrando que este valor é aproximado, pois geralmente o valor pago é maior do que o encontrado com esta soma, já que o valor é corrigido mensalmente pelo Governo Federal. Caso o contrato do trabalhador seja de aprendiz, a porcentagem descontada do salário é de 2%, e não de 8%.

Valor do Salário X 0,08 (8%) = Valor Descontado do Salário do Trabalhador
Valor Descontado do Salário do Trabalhador X Número de Meses Trabalhados = Valor do FGTS





Postado por Sérgio Martins em Dicas, Internet, Serviços - 18 July, 2012 às 23:01


Artigos Relacionados:


Procurar no Site:




GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU COMENTÁRIO:




  • Cursos 24 horas

    Cursos On-line 24 Horas - Educação a Distância de Qualidade

    parceiros

    NoticiAki
    Alameda Virtual

    Divulgue-nos

    Informei
    

    2009-2013 | © Copyright NoticiAki Informação Virtual

    NÃO COPIE, CRIE - Deus é Fiel!