Você está em Informei > Dicas > Tabela do Período Fértil

Tabela do Período Fértil



A tabela do período menstrual define os dias férteis e inférteis da mulher, podendo evitar ou ajudar a ocorrência de uma gravidez. As mulheres usam a tabela para controlar o seu ciclo menstrual e acompanhá-lo mais precisamente. No entanto é preciso ficar atenta, já que podem ocorrer erros e variações durante o ciclo por vários fatores diferentes. No período fértil, a probabilidade de ocorrer uma gravidez é maior. Para calcular os dias férteis das mulheres, primeiramente é necessário saber em quais dias podem ocorrer a ovulação e os dias férteis corresponderão aos 5 dias antes e após a ovulação.

ciclo menstrual

ciclo menstrual

O ciclo menstrual começa a partir do primeiro dia da menstruação e ocorre durante 28 ou 32 dias. A menstruação corresponde ao sangramento que elimina o óvulo do útero não fertilizado. Esse processo ocorre mensalmente e apenas quando não acontece a fecundação do óvulo por um espermatozóide. A ovulação acontece entre o 14º e 16º dias antes da próxima menstruação. O tempo de vida útil do óvulo e do espermatozóide juntos dura em torno de 96 horas ou 4 dias. Alguns sinais podem definir a ocorrência da ovulação em uma mulher como a sua temperatura corporal, dores pélvicas ou secreções vaginais.

Algumas informações são muito relevantes para o cálculo do dia fértil da mulher, assim como o seu controle, quanto maior o ciclo, mais tarde será a ovulação. A janela fértil de uma mulher não pode ser calculada precisamente, por isso a melhor opção é se prevenir, já que a ovulação pode ocorrer até mesmo durante a menstruação, em alguns casos raros. É difícil definir em qual época ter filhos ou relações seguras sem engravidar. Portanto se atente durante os 8 dias férteis da mulher, que variam entre os dias 11 e 18 após a primeira menstruação do mês.

A tabela do ciclo menstrual serve para ajudar a mulher a se orientar sobre o que ocorre mensalmente no seu organismo. O ciclo acontece com o lançamento do óvulo pelo ovário nas trompas. Sendo assim, pode ocorrer a fecundação ou não. Se houver, com a fundição entre espermatozóide e óvulo, o ovo, como passa a ser chamada a junção dos dois, permanece no útero durante a gestação.





Postado por Emily em Dicas, Mulher, Saúde - 26 December, 2011 às 23:54


Artigos Relacionados:


Procurar no Site:




GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU COMENTÁRIO:




  • Cursos 24 horas

    Cursos On-line 24 Horas - Educação a Distância de Qualidade

    parceiros

    NoticiAki
    Alameda Virtual

    Divulgue-nos

    Informei
    

    2009-2013 | © Copyright NoticiAki Informação Virtual

    NÃO COPIE, CRIE - Deus é Fiel!